data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (arquivo/ Diário)
Regional opera na capacidade máxima da UTI outra vez
Pela primeira vez desde o começo da pandemia, o Rio Grande do Sul ultrapassou a marca de 1 mil pacientes com Covid-19 hospitalizados em estado grave. Na manhã desta sexta-feira, o mapa de leitos do governo indicava 1.183 pacientes em leitos de UTI, além de 9 crianças em unidades de terapia pediátrica.
Em todo o Estado, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 80%, mas na conta as vagas para outras doenças que não o novo coronavírus. Em entrevista à Rádio Gaúcha, nesta manhã, o diretor de regulação da Secretaria Estadual de Saúde, Eduardo Elsade, classificou como "o pior momento da pandemia".
Na tarde desta sexta-feira, o comitê de crise do governo do Estado discute, em reunião marcada para 14h30min, ações para frear os novos casos. Em Santa Maria, o Hospital de Caridade está com lotação máxima na UTI e quase operando em 100% nos leitos clínicos.
PORTAS FECHADAS
Nesta manhã, o Hospital de Caridade Doutor Astrogildo de Azevedo pediu ajuda de outros hospitais privados. Além disso, as cirurgias eletivas serão remarcadas e o hospital suspendeu, temporariamente, a internação de pacientes de outras cidades. De acordo com o diretor técnico, Luis Gustavo Thomé, a instituição chegou a registar 64% de pacientes de fora nesta semana.